Conserva de Pimenta Dedo de Moça

15 { outubro de 2010 }    por Isadora Canuso

Sempre que vou fazer um prato um pouco mais picante é a mesma histórinha, tenho que ir comprar as moças, vem várias em bandejas e acabam sobrando quase todas. Em conversa no twitter com a Mariana Klein (@marianakleinb), ela me pediu uma receita de conserva, e logo passei. Confesso que eu nunca havia feito, mas já vi inúmeras vezes o processo e sei bem como faz. Após o papo com com a Mariana que  me contou como tinha ficado a conserva dela e, uma das minhas compras de pimenta… Tomei vergonha na cara e fiz a minha própria consersa. Agora quando preciso tenho sempre ela em casa, e quando meu pézinho de dedo de moça resolver dar umas frutinhas, vou ter ainda mais opções. :)

Conserva de Pimenta Dedo de Moça

+ ou- 15 pimentas dedo de moça

150ml de vinagre branco

2 dentes de alho

3 folhas de louro

1 col. de café de sal

Como Faz: Retirar o talinho e higienizar as pimentas, deixar secar bem em um papel toalha. Enquanto isso esterelizar o vidro que será usado para conserva. Depois de secas as pimentas devem ser acomodadas no vidro junto com o alho e as folhas de louro. Por último colocar o vinagre e o sal, deixe o espaço de um dedo até a boca do vidro. Curtir por duas semanas, depois disso ela já pode ser utilizada.

Pulo do Gato: Esse mesmo método pode ser feito com outros tipos de pimentas. Também pode ser aromatizado com estragão, semente de mostarda ou cravo. É muito importante as pimentas estarem bem secas antes de ir para o pote, deixe elas ao ar livre e só leve ao pote depois disso. Pimentas umidas podem mofar a conserva. Se você gosta de uma conserva menos ardida, eu indico que abra elas na longitudinal e retire as sementes. Se já gosta mais forte a conserva pode ser feita em óleo (de sabor neutro – canola, girassol). No óleo pegaaa mesmo o sabor hem.

Related Posts with Thumbnails

{17} Respostas para Conserva de Pimenta Dedo de Moça

  1. Marina Toledo

    Oie! Nossa, estou adorando seu blog. Estou aprendendo agora as receitas com pimentas. Só gostaria de saber onde eu posso adquirir esses vidros (como o da foto) com tampinhas decoradas. Obrigada, beijos e sucesso! Marina Toledo – Encarregada de RH e escritora.

  2. Isadora

    Oi Mariana, que bom que vc gostou do blog, então… esse pote veio em um doce mineiro que ganhei de uma amiga. Tbm achei tão lindinho que acabei reaproveitando. A marca era “reserva de minas”. Abs

  3. MARTA ASSIS

    ISA,

    PARABENS,PARABENS, PARABENS!!!!!!!! AMEIIIIIIIIIIIIIIII tudo no teu blog!!!!!!!

    TODO O SUCESSO DO MUNDO PRA TI!!!!!

    BJAO

  4. Isadora

    Ó dona Tinica…
    Que bom que gostastes do blog…
    Aparece sempre por aqui viu.
    Bjao

  5. Fernando

    Olá ,
    Fiz minha conserva em um bote grande aqueles de palmito, coloquei salcicha, alho, cebola, pimenta dedo de moça, pimenta chapeu de padre e azeitona .
    Fervi o vinagre ( maça ) deixei esfriar coloquei um pouco de agua e coloquei tudo no vidro .
    Isso tudo sem medida, ficou forte o sabor acho que foi a quantidade de alho que coloquei voce tem alguma dica o medida p/ ficar mais saborosa .
    Obrigado
    Fernando

  6. Marcelo Corrêa

    sempre que possível enviar receitas por email,gosto muito de cazinhar e tenho um lindo fogão de lenha com um forno imenso,
    tem alguma idéia para isso!
    gosto de fazer contra filé com cebola , tomate,alho e especiarias em uma chapa de disco de arado(conhece?),aqui chamamos queima do alho,sou de Ribeirão Preto-s/p.

  7. Márcia Perutti

    Adorei tudo, mas fiquei com uma duvida. Devo deixar curtindo dentro ou fora da geladeira?Moro no nordeste e aqui é muito quente.

  8. Fernanda

    ola
    gostaria de saber algumas informações antes de fazer a conserva:
    - pra deixar mais picante da pra deixar as semente do dedo de moça e deixar elas fatiadas e nao inteiras?
    - e assim que acabar o azeite que esta no pote, da pra por mais azeite com as pimentas ja usadas ou nao vai surgir mais nenhum efeito?

    aguardo retorno
    =)
    Att.

  9. marcondes felix dos santos

    vou tentar preparar este molho ainda hoje pois achei maravilhoso um abraço a todos

  10. marcondes felix dos santos

    e um molho bem facil de preparar

  11. Suzana Laurindo

    Adorei o blog as receitas são bem fáceis, e muito bem explicadas parabéns.

  12. Linda Lima

    Boa noite meus amores,
    Eu amo esse site.
    Gostaria de saber se posso fazer a conserva com a pimenta dedo de moça misturada com azeite e vinagre tipo meio a meio?
    Abraços de luz e paz

    Linda

  13. Aurea

    Bom, acabei de encontrar seu blog e vou preparar minha conserva de pimenta. Depois te conto como ficou…Parabéns, adorei seu blog!

  14. Isadora Canuso

    Oi Aurea,
    Fico feliz que vc tenha gostado do blog. Volte sempre e nos conte da sua conserva. Bjs

  15. cleo

    super facil e pratica

  16. Isadora Canuso

    Sim, bem fácinho!!! Bóra fazer???

  17. Lívia

    Oi!
    gostei muito da receita e fiz usando um outro tipo de pimenta. Registrei minhas impressões, com a devida refência à autora: http://makingthecannoli.blogspot.com.br/2013/06/conserva-de-pimenta-bode.html
    Obrigada pela receita!!
    Abraços,

Deixe seu comentário